Tuesday 29 November 2016

Processo de Visto de estudante em Cork!!! GNIB em Cork!!! - ATUALIZADO MARÇO 2017

Acima de todos os mitos, fofocas, diz que me diz e ladainhas que se escuta por ai, chegou a hora de jogar limpo esta história né??

Pois é!! Me inspirei e voltei com este tema tão comentado quando se trata de estudar em Cork!!

Afinal, você tem pesquisado em fontes confiáveis ou tem apenas lido comentários de postagens em Facebook e afins?

Antes de tudo, sempre analise a fonte do conteúdo, afinal, o achismo predomina em toda a internet, por isso a fonte é de grande importância, ainda mais quando se trata de um assunto tão serio e procurado por futuros e atuais estudantes em Cork!!

Devido ao meu trabalho, eu tenho contato direto com escola x imigração x estudante, e por isso estou sempre sendo atualizada do processo atual de visto de estudante em Cork, então acredito que eu posso e tenho conhecimento o suficiente para lhe passar a real deste tema!!!

Bom vamos começar do começo!!

Como vocês ja devem ter lido em blogs e assistido diversos videos por toda a internet, o processo de visto de estudante foi atualizado em Setembro de 2016, onde novas opções de comprovação financeira foram aplicadas, e também foi lançado o sistema de agendamento online para aplicação do GNIB após a chegada na Irlanda, porém, algumas destas mudanças não chegaram até a querida cidade de Cork.

Em Cork algumas coisas não mudaram!!!

Em Cork o sistema de agendamento online de visto não existe!!
Em Cork somente 3 das 4 opções disponiveis como comprovação de fundos foram aplicadas.
Leia o link de atualização para maiores detalhes - clique aqui

E ai você me pergunta: - Mas Natalie, como pode o sistema de imigração mudar em algumas cidades, mas não mudar em Cork? Por ser uma mudança oficial da imigração, não deveria ser mudado automaticamente em todas as cidades?

E ai que eu te respondo: - Com toda certeza do mundo, porém, infelizmente não é como tudo acontece por aqui!
A escola que eu trabalho ja entrou em contato com a imigração de Cork diversas vezes e a resposta foi sempre a mesma: - Estamos apenas seguindo as regras e as atualizações ainda não chegaram em nossos sistemas!!
Até onde tenho conhecimento o Departamento de Justiça deve proceder com mudanças no sistema da imigração, e até o momento não chegou por aqui e cabe a nós aguardarmos!!

E ai você questiona, discorda, chora, reclama, briga, questiona de novo, reclama mais um pouquinho (no Facebook pra espalhar pra tudo e todos), até que finalmente você aceita que não depende de você, da escola e nem do Papa, e decide finalmente esperar e proceder como todos procedem com o processo!

Bom, mas e então basta eu abrir a conta e fazer o processo do visto como anteriormente???
Sim, simples assim, mas infelizmente tem um porém!!

Desde Setembro 2016, o Brasil e alguns outros países do mundo todo, ingressaram na lista de países de alto risco de lavagem de dinheiro e com isso alguns bancos passaram a exigir uma documentação maior para abertura de uma conta bancaria, ou até mesmo a negar a abertura de contas.

Alguns bancos ja aplicaram e outros estão em processo de aplicar o novo procedimento de abertura de conta, e devido a minha experiência e ao banco em que a Cork English Academy trabalha, posso explicar com detalhes o nosso processo e como tem sido tudo isso!!
(ps.: se outras escolas e bancos estão com processos diferentes, não sei e nem posso dizer pois não fui atras destas informações e nem mesmo chegaram a mim ok?? então se quiser saber o processo de outra escola, perguntem diretamente a eles para evitar qualquer divergência de informação)

Bom, o processo atual da Cork English Academy, está funcionando da seguinte forma:
  1. O estudante chega no seu primeiro dia de aula e recebe toda a documentação da escola oficial para o visto
  2. No maximo até 2 dias após o inicio do curso, o estudante receberá via correio a carta da escola para abertura da conta bancaria, e também todo o procedimento detalhado via email
  3. O estudante se apresenta ao Banco da Irlanda junto aos seguintes documentos: Passaporte, carta recebida pelo correio, seguro saúde com o endereço em que encontra-se hospedado pela escola, e o comprovante da compra dos euros juntamente ao extrato bancário da conta em que saíram os fundos para compra dos euros (ja explico ja)!!
  4. Com tudo isso em mãos, o estudante se apresenta ao banco, e faz o procedimento da abertura da conta
  5. A conta bancária pode ser aberta de 1 até 4 semanas, e a demora irá depender de como foi aplicado para o processo da conta (antes o processo estava levando até 8 semanas, porém foi atualizado em Cork)
  6. Assim que a conta for aberta, o estudante recebe uma mensagem no telefone, confirmando a abertura e numero da conta bancaria
  7. Assim que confirmado o estudante se dirige ao banco para abrir a conta bancaria online, onde irá garantir o acesso online da conta pessoal e também facilitará a solicitação do extrato bancário.
  8. Aguardar 5 dias para receber o cartão e senha
  9. Assim que receber o cartão, se dirigir ao banco e efetuar o deposito de pelo menos 3 mil euros
  10. Feito o deposito, aguardar 24h e solicitar online o extrato bancario
  11. Se o extrato for solicitado até as 15:30 do dia util, em no maximo 24h o extrato estará acessível para impressão, caso contrario, o estudante só terá acesso ao extrato online em até 48h após a solicitação.
  12. Extrato disponível, e impresso, chega a hora de confirmar toda a documentação junto a escola.
  13. O estudante deve se apresentar a recepção da escola para conferir todos os documentos e atualizar qualquer carta que esteja com mais de um mês desde a emissão.
  14. Documentos confirmados, basta imprimir o Balance statement (mini extrato do caixa eletrónico onde comprova o saldo atual da sua conta) e se apresentar na imigração do centro da cidade de Cork.
  15. A imigração funciona das 9:30 as 12h e das 14 as 16h de Segunda a Sexta.
  16. Se apresentou, documentos ok e checados, paga os 300 euros com o cartão de debito do banco, tira a foto e pronto! Tudo em ordem.
  17. Aguarda 2 semanas e se apresenta novamente a imigração apenas para retirar o seu cartão do GNIB !!
  18. E todos viveram felizes para Sempre! :)

Bom basicamente o processo atual é este!!

Em um processo basico e simples, em no maximo 4 semana o estudante ja se apresenta a imigração para retirar o visto, mas, nem tudo são flores!!

Afinal, o que pode atrasar o seu processo??

O BANCO!!!

Somente ele!!!

Mas por que??
Porque tudo depende de como você aplica para sua abertura da conta!!

Bom vamos por partes!!

1 - Como ja falei, em Cork você tem a obrigação de abrir a conta em um Banco Irlandês.
2 - O Brasil e alguns outros países está na lista de alto risco de lavagem de dinheiro
3 - Você deve apresentar a prova de como adquiriu seus euros no Brasil, ou seu país de origem.

Dito os itens acima, então vamos la:

- Como provar a origem dos meus euros??

  • Recibos da casa de câmbio, juntamente ao extrato da conta bancaria em que os fundos foram retirados, de preferência em seu nome. DEVE ser apresentado os extratos que comprovam as transações EXATAS em que foram feitas compras do euro.
  • O banco não quer saber de holerites e seu histórico bancaria, o banco apenas quer ver e comprovar que aquela compra do euro foi realmente feita pela sua conta e quer a prova do dia e valor de saída.
Se for tudo em seu nome, e está tudo claro!! OTIMO! seu processo pode ser super rápido!

  • Mas Natalie, foi meu pai, tio, avô, avó, mãe, namorado, marido, esposa, cachorro, conhecido quem comprou os meus euros!
Ok!! então vamos comprovar com estas pessoas!!
Mas como??

Eu tenho um modelo de carta que entrego aos nosso alunos neste caso, onde a pessoa que comprou estes euros assina e complementa com o extrato da conta pessoal que comprova a transação efetuada no dia e valor.
Este documento é sempre aceito e eu nunca deixo o estudante se apresentar ao banco sem antes de consultar e confirmar todos os dados! 
Se as informações não batem e não estão de acordo, nós vamos organizar tudo juntos, até que tudo se encaixe e facilite o processo no banco.
Então fique tranquilo que isto não é um problema!!Algo que você tem que estar ciente, é de que pode sim atrasar um pouco mais seu processo, mas não quer dizer que a sua conta não será aberta!

  • Natalie,  eu vendi meu carro, empresa, casa, moto, etc e este dinheiro não passou pela minha conta.
Ok, então me apresenta os recibos destes valores e vamos escrever uma carta justificando. Um passo de cada vez.

  • Natalie, eu não comprei meus euros ainda, o dinheiro está em minha conta no Brasil e eu vou transferir diretamente pra ca.
Ótimo. Me da o seu extrato da conta com saldo suficiente e vamos comprovar isto ao banco.

  • Natalie, eu não tenho como comprovar. Comprei os euros com alguém aqui na Irlanda.
Bom, por esse e diversos outros motivos que o Brasil está nesta lista de alto risco de lavagem de dinheiro, e vamos ter que achar alguma maneira de comprovar este processo. Seja por dinheiro disponível em sua conta pessoal ou de algum parente no Brasil. Mas fique calmo que tem um jeito!

Algo que eu posso lhe garantir 100%. Eu vou te ajudar!
Você vai abrir sua conta e você só irá precisar ter um pouco de paciência.

Parece um processo complicado, mas é super simples. Você só precisa de PACIÊNCIA!

Quanto mais difícil for de comprovar a origem dos euros, mais poderá atrasar seu processo!!

Seria este o unico motivo? Não!
Depende também se você preencher seus dados na abertura da conta de forma incorreta.
Não pode haver divergencias, então pergunte, me procure e eu farei questão de ajudar você em cada detalhe!!

A cada dia que passa, o processo esta sendo mais rápido e menos estudantes estão tendo atrasos, mas infelizmente alguns casos ainda existem. Em minoria, mas tem!! 

Então minha dica seria:

Se você esta vindo estudar na Cork English Academy, venha com seus documentos organizados, e venha tranquilo! Iremos te auxiliar e você vai ter seu processo finalizado quando menos esperar!!

Se achar estes processos difíceis e complicado, ok!!! Você tem o direito de achar o que quiser e assim como decidir para onde ir, mas o que lhe garanto é que tudo é questão de tempo e em breve tudo isso será apenas uma memória!

Pense por um lado positivo!! quando você encontrar seu emprego, sua conta ja estará aberta e organizada, evitando qualquer atraso de recebimento de salário!!

E outra coisa, o fato de você ter que economizar no começo, será algo que irá lhe ajudar e muito, pois a grande maioria, chega e gasta quase todo dinheiro nos primeiros meses e depois passa muito aperto no final! :)
O segredo é economizar no começo e segurar o seu dinheiro o maximo possível para que aproveite ainda mais sua estadia!

Venha preparado, traga pelo menos 3800 euros e aproveite sua experiência.

Outra dica seria: Não leve a experiência de pessoas como exemplo! Viva a sua experiência e não atrapalhe e nem siga a dos outros!
Afinal a internet por mais que seja uma opção de fácil acesso, muita gente acaba lendo apenas o que lhe convém e muita gente prefere criticar do que ajudar!!

Confie e viva!! E no que eu puder ajudar, pode me mandar um email!! :)

Cork espera por você tenho certeza de que será uma ótima experiência!!!

Volto em breve pessoas!!

Até a próxima!!

Fuiii....

(ps: estas informações foram atualizadas em Março de 2017 e o processo pode sofrer atualização, mantenha-se por dentro das novidades!!)







3 comments:

  1. Já ia mandar um email pra você a respeito desse assunto. Aí lembrei do blog.
    Achei seu texto muito esclarecedor e reconfortante. Já estava com medo de ter que começar a pesquisar tuudo de novo a respeito de outras opções de países.

    ReplyDelete
  2. Muito bom o texto!! Estava com muitas dúvidas e aqui eu obtive esclarecimento, obrigada!

    ReplyDelete