Wednesday 4 February 2015

Dublin x Cork ?? Duvida cruel

Recebo diariamente o mesmo questionamento por estudantes confusos e com uma insegurança tremenda.
Estudantes que estão largando suas vidas para viver em um outro "mundo". Hoje com todo acesso que temos a redes sociais, blogs, videos, etc, acredito que muitos deveriam seguir mais a sua intuição na hora da escolha. Como dizemos assim na Irlanda, trust in your gut! Do what your gut tells you to!!

Como vocês ja tiveram a chance de pesquisar, ler, assistir e discutir, a Irlanda é um país diferenciado. Não venha esperando uma cidade exotica e moderna, ou com milhares de atrações famosas. Você deve vir com a mente aberta, afinal aqui na IRlanda, você vai além de aprender a lingua, se conhecer.

Esteja preparado para vivenciar o complicado, o diferente, o praticamente impossivel, mas esteja também preparado para conhecer você e seus próprios límites.

Você poderá vir e se encontrar, ou até mesmo se perder. Querer vir e ir embora na semana seguinte, ou vir e jamais querer ir embora (algo que ocorreu comigo e diversos amigos meus).

Quando estamos planejando nosso intercâmbio, esquecemos de que tudo irá cair na rotina, tudo irá se tornar normal, mas cabe a nós fazer esta experiencia ser unica.

Hoje, li um post no E-dublin, excelente blog por sinal, alem de postagens confiáveis, são super profissionais no que fazem, uma postagem comparando Dublin e Cork e achei excelente, me dando assim uma idéa de postagem em nosso Blog.

Depois de 5 anos vivendo na Irlanda, eu acredito que tenho uma opinião formada sobre o ideal para cada um.

Dublin:  A Capital do país, uma cidade em que podemos dizer que você vai viver de tudo um pouco. Os melhores pontos turisticos, cidade mais populosa e badalada, gente do MUNDO INTEIRO, milhares de escolas para você escolher e que provavelmente de 12 alunos em uma sala de aula, 9 serão brasileiros. Você irá frequentar os mesmos lugares que todos os outros intercâmbistas frequentam, você vai no Tesco da Parnell, você vai na Penneys, vai na rua da feira do China e provavelmente irá almoçar em um dos restaurantes brasileiros espalhados pelo centro. Em sua noitada, vai pra Diceys, vai pro Temple bar no inicio e provavelmente irá para festas brasileiras que acontecem semanalmente nos pubs tradicionais onde todos os seus colegas de classe frequentam. Você vai morar com outros 5 brasileiros e provavelmente vai compartilhar quarto com outros brasileiros, que irão se tornar seus melhores amigos e passarão a ser confidentes e trocar horas e horas de conversa fiada em seu Lyca ou Tesco mobile de graça.
Esta será a sua vida em Dublin, a vida de 99% dos brasileiros que conheco e ja auxiliei quando chegaram na Irlanda. Será ruim? não, tenho certeza de que não, mas não será o que você esperava.

Lembra quando você estava planejando o seu intercâmbio que você falava que jamais iria fazer isso? que você estava largando sua familia, emprego, conforto da sua casa para aprender ingles e investir em você?
Pois é, você se enganou! Você estará sim vivendo o melhor ano da sua vida, mas irá ter perdido o foco inicial e depois daquele 1 ano que você se permitiu sair da sua zona de conforto, irá chegar no Brasil, fazer a sua primeira entrevista de emprego e ver que você ainda tem muita coisa para aprender com o seu ingles. Ai muitos irão perguntar e afirmar! Nossa seu ingles deve ser perfeito né? E você sem graça vai falar, "Ah eu me viro".
É a realidade, e se você ainda está sendo aquele que está planejando vir, espere por isso!

Se eu estiver errada, por favor que atirem a primeira pedra, mas o seu foco foi perdido e você terá historias pra contar pelo resto de sua vida, amigos que você vai guardar em todo o seu coração, mas não terá com você o aprendizado ideal da sua lingua.

Não vou generalizar, existem sim aqueles estudantes que se tornam chatos, que se isolam e tentam viver diferente, saem do cotidiano, moram longe do centro e estudam em escolas mais conceituadas, mas tenha certeza de que isso será o 1% dos que escolheram Dublin.

Agora tem aqueles estudantes que vieram falar para mim, Ah, mais Cork é pacato, e pequeno e bla bla bla, ... bom vamos la...

Cork: a segunda maior cidade do país. Tem seu próprio aeroporto, ninguem sabe ou ninguem nem faz ideia do que se esperar. Você ja ouviu falar do PUB mais famoso de Cork? Você sabe o nome da rua principal de Cork ou onde você vai morar por la? Sabe como é separado os bairros de Cork, preço, valor de aluguel, cinema, etc??
Quando você entra nos classificados de Cork, você ve la alguns centos de pessoas, mas bem diferente do de Dublin que ja conta com mais de 50 mil pessoas.

Cork te obriga a conversar com nativos, a se virar de uma forma que Dublin não lhe permite.
Em Cork você vai conhecer, pessoas que estão la para estudar e viver bem, pois além de ter escolas de qualidade, a cidade é excelente em questao de custo e segurança. O aluguel é acessivel, o transporte é desnecessario. Você irá vivenciar de perto a cultura Irlandesa. Conhecer os Irlandeses, trabalhar com eles, viver em meio deles.
O sotaque? e daí? o ingles é o mesmo, você vai estar em contato com professores bem capacitados e quando sair da escola vai colocar em pratica com seu colega francês, italiano, espanhol...
Você irá na Farmacia e com certeza não sera um brasileiro que irá lhe atender, a mesma coisa na padaria e no supermercado, diferente de Dublin que com certeza nem para estas coisas basicas você vai poder praticar o seu ingles.
No verão e nos finais de semana, você irá fazer tours com os seus amigos de outros países e não com os brasileiros que vendem tours todas as semanas com outros grupos de 40 pessoas de brasileiros.

Sabe gente, eu não escrevo este post criticando os brasileiros e não tenho nenhum preconceito com isso, mas eu penso pelo fato do seu investimento, não somente financeiro mas também de tempo.
Você se deu um ano.
Você guardou o seu dinheiro
Você deixou de fazer varias coisas para que o seu intercâmbio acontecesse...

E você simplesmente vai sair do Brasil para viver o Brasil no exterior?

Não vou criticar quem escolhe Dublin, afinal cada um sabe o que mais se encaixa no orçamento ou no estilo de vida, mas se você realmente esta fazendo o seu intercâmbio para APRENDER INGLES e TER A TOTAL IMERSÃO NA CULTURA, Cork é o lugar ideal para você! :)

Dublin é incrível e está apenas a 3 horas de Cork e exatos 9 euros de passagem de onibus. O onibus sai de hora em hora, você tem diversas cidades para explorar aos seus finais de semana.

De a você a chance de realmente conhecer algo diferente neste ano que você se deu a oportunidade!!

Conheça Cork e apaixone-se de verdade pela IRLANDA !!



5 comments:

  1. Olá, otimo texto!! Gosto de Cork, e me diga, aí em Cork chove e é menos nublado que em Dublin?!
    Bjs

    ReplyDelete
  2. nóssa ! só aumentou ainda masi a minha dúvida, pois estou pesquisando por Dubin e interior da irlanda tb, como Cork, carlow, sligo, pela qustão do inglês tb e muitas coisas que estão escritas neste artigo, porém, você disse que em Dublin serei atendida na padaria , farmacia e etc.. por brasileiros... mas eles vão me atender em portugês? eu não vou chegar perguntando nada em português. e também não pretendo frequentar festas brasieliras na irlanda, pra mim não faz sentido a pessoa que vai fazer um intercambio em outro país e em vez de vivenciar um pouco mais da cultura do outro país em todos os aspectos, chega lá e fica fazendo baladas brasileiras, então fique no Brasil ora! nada contra, até pq... acredito que deve existir isso , por conta de quem mora pra sempre lá e nõa tem intensão de voltar ao Brasil, mas e pra quem está indo rpa ficar apenas 6 meses estudando e 2 de férias? cara! não pretendo ficar ouvindo músicas brasileiras, e se eu for trabalhar em uma pub anoite, quero conseguir em uma pub não brasielira, se nõa .. como treino meu inglês? eu estou realmente na Duvida, pois tenho medo de me arrepender de não ficar em Dublin tb por questões artisticas, Então, não da pra não falar português em dublin? eu não quero frequentar restaurantes e baladas brasileiras, em dublin eu não consigo baladas e restaurantes locais?

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Alguem tem nocao de quantos brasileiros vivem em Cork e proximidades?

    ReplyDelete
  5. Oi gente! E quanto a conseguir empregos em Cork? Alguem sabe? E o aluguel para morar, é caro? Onde encontro esses classificados em Cork? Ou Galway? ou Limerick? Eu queria alguma dessas cidades, mas só pra fugir dos brasileiros (nada contra também) e para quem sabe, pagar mais barato o interncambio. Beijos
    Maravilhoso o seu post

    ReplyDelete