Quando o assunto é intercâmbio na Irlanda, logo você ja pensa em Dublin, afinal é a capital, diversas escolas mais baratas e acessiveis, cidade grande, pontos turisticos famosos, etc..
Mas quando se trata de aprender inglês, ja parou para pensar na quantidade de brasileiros que a cidade de Dublin possa ter?
Se você for comparar com diversos outros países, como Canada, Estados Unidos, Australia, são paises bem maiores e que possuem cidades bem mais populosas, então acaba que os brasileiros se dispersam, parecendo ter um numero menor.
Dublin conta com 500 mil habitantes, onde 1% são brasileiros, vivenciando os mesmos locais, as mesmas escolas, mesmos bares e supermercados.
Não lembro um dia em que eu não tenha caminhado no centro de Dublin que eu não tenha encontrado no minimo 15 grupos de brasileiros no prazo de 2 horas.
Após 5 anos pela Irlanda e comparando a vida nas cidades vizinhas, pude ver o quanto Dublin tem sim brasileiros, não somente falando do numero de brasileiros, mas também pelo custo de vida da cidade.
Tenho acompanhado frequentemente, estudantes que tentam tirar vantagem de outros estudantes, onde o correto seria um ajudar o outro.
Quando se trata de moradia, é onde se encontra o problema maior.
Cobrança superior ao deposito com a intenção de faturar alguns euros sobre novos estudantes que acabaram de chegar no país.
Superfaturando vagas de pessima qualidade e localizacao.
Manias de alugar uma casa / apartamento por baixo custo e relocar semanalmente a fim de fazer uma acomodação estudantil e superfaturamento.
Não posso generalizar, mas isso com certeza tem afetado diretamente no custo de vida na cidade para novos estudantes, onde poderiam estar economizando e muito neste quesito.
Fiz uma tabela comparativa entre Dublin e Cork para que vocês possam visualizar quanto vocês economizariam escolhendo Cork ao inves de Dublin.
Parece mentira, mas não é.
Se você for parar para pensar, com o custo que você tem em Dublin nos 6 meses, isso morando em uma casa bacana proxima a sua escola, quarto somente para você, e com estrutura bacana. Se alimentando bem, não necessitando a utilização de transporte.
Se você for comparar, 3 mil euros que é obrigatorio você trazer, você poderá viver em Cork os 6 meses e se manter sem a necessidade de um emprego, ja em Dublin seria praticamente impossivel.
Quem ja estudou em Dublin sabe que os 3 mil euros não dariam para se manter com uma qualidade bacana de vida.
Muitos intercâmbistas dividem casas com muitas pessoas para economizar no aluguel, muitas vezes mais de 4 pessoas no quarto e ainda pagam 250 euros por mês, mas ja pensou na sua privacidade nestes 6 meses?
Você acabaria gastando mais comendo fora, pois a sua casa deixaria de ser o seu refugio de descanso e privacidade!
Experiencia propria, garanto a você! :)
Espero ter ajudado com estas informações!!
Sempre a disposição para esclarecer duvidas!!
See you all soon !!